Por que sua empresa deve ter uma Fan Page e não um perfil no Facebook

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Sua tia, sua mãe, seu vizinho, seu colega de trabalho e o melhor amigo de infância. Todos estão no Facebook. A rede social mais popular no país já conta com 76 milhões de brasileiros conectados, segundo o último balanço divulgado pelo próprio Facebook.

Naturalmente, as empresas também estão por lá. O problema é que, na hora de entrar para a rede, muita marca faz confusão.

É amigo ou fã? Adicionar ou curtir? Esses são dilemas comuns na cabeça de um empreendedor novato no mundo do “feice”.

Calma! A gente te ajuda a desatar esse nó. Entenda a diferença entre páginas e perfis, e saiba por que sua loja deve ter o último e não o primeiro:

Página e perfil têm objetivos diferentes

Os perfis têm caráter pessoal. Foram criados para pessoas entrarem em contato, por meio de todas as ferramentas que a rede social oferece, com outras pessoas ou empresas.

Já as páginas, essas sim, servem para empresas, organizações e celebridades entrarem em contato com seus clientes ou fãs.

Inclusive, a criação de perfil para pessoas não físicas é proibida pelas normas do Facebook. O descumprimento pode causar o cancelamento da conta. E, caso isso aconteça, você perde todo o conteúdo postado e o contato com todos os clientes/amigos.

Perfil tem número limitado de amigos

Quer ter um milhão de amigos? Nada feito. Cinco mil. Este é número máximo de amigos que um perfil pode ter. Para uma pessoa física, convenhamos, é suficiente. Mas para uma empresa. . .

Sua intenção, provavelmente, é que sua marca atinja o maior público possível, não é mesmo? Pois bem. Para as páginas, o céu é o limite. Quanto mais fãs, melhor!

Outra vantagem: ser um fã é mais simples que ser um amigo. Não é preciso esperar por confirmação de amizade. Basta clicar em “curtir” e pronto. O internauta já faz parte dos contatos da loja.

Páginas oferecem mais recursos de personalização

As fanpages têm recursos de personalização que vão além da imagem de capa (que é o caso dos perfis). Nelas, é possível criar abas para dividir e organizar o conteúdo da empresa.

Uma das maneiras de usar essa facilidade, por exemplo, é criando um espaço para o SAC. As reclamações, sugestões e dúvidas podem ser enviadas diretamente por esta aba e respondidas no mesmo espaço.

Páginas oferecem ferramentas de métricas

Um dos recursos mais interessantes que a página disponibiliza às empresas é o “Insights”. Essa ferramenta permite que o usuário acompanhe a evolução de sua página e tenha acesso a alguns dados estratégicos.

É possível saber quais são as publicações mais vistas, número de pessoas alcançadas, novas curtidas no período e nível de engajamento e interação da página.

Os dados podem servir tanto para o aprimoramento de suas ações na rede, quanto para traçar o perfil e os principais interesses de seus clientes.

Páginas permitem ações publicitárias

As fanpages permitem que o administrador use recursos pagos para aumentar o alcance das publicações. Em perfis pessoais, isso não é possível.

O serviço de publicidade da rede, o Facebook Ads, pode ser uma estratégia para conquistar novos clientes e aumentar a presença da marca na web.

Mark Zuckerberg admitiu, recentemente, inclusive, que o alcance orgânico das postagens está em queda. Para aumentá-lo, o jeito é investir nos anúncios. Ficadica para as empresas.

Depois dessa lista, ficou fácil perceber que a sua loja precisa mesmo de uma página e não de um perfil, né?

Mãos à obra, crie já sua fanpage! ou solicite para nós este trabalho.


Abaixo dicas para transformar seus fãs do Facebook em clientes pagantes

Quantas vezes você já acessou o Facebook hoje? Se você é um usuário típico de internet, provavelmente algumas. Agora responda: quantas vezes você comprou pelo Facebook hoje?

5 dicas para transformar seus fãs do Facebook em clientes pagantes

Embora a rede social tenha se tornado uma ferramenta extremamente útil para as empresas que querem se relacionar com seus clientes, fechar negócios de fato por lá nem sempre é tão simples.

Converter fãs em compradores exige muito mais que uma fanpage bem-feita (embora essa primeira fase seja importante para engajá-lo e levá-lo até o passo final).

Confira algumas dicas para trilhar o caminho rumo à conversão:

Conheça seus fãs

Aproveite o meio para conhecer melhor os seus seguidores e entender o que os clientes esperam de você. Para isso, interaja fazendo perguntas às pessoas conectadas a sua página.

Podem ser indagações sobre hábitos, opiniões e principais necessidades. Essas respostas podem trazer novas ideias de produtos, facilidades que você pode oferecer aos clientes e ainda lacunas do mercado que sua loja pode preencher.

Esses dados levantados por meio da rede social devem ser levados à realidade da empresa, e incorporados na estratégia de vendas e divulgação.

Leve seus fãs para a sua loja virtual

Um conteúdo bacana postado no Facebook pode gerar tráfego para o site. Por isso, ao engajar o seu seguidor, pense em incluir links que o levem para o seu endereço.

Você pode, por exemplo, postar alguma frase que aguce a curiosidade do internauta e que o faça clicar no endereço da sua loja.

Conquiste o cadastro dos clientes

Depois de construir uma lista de seguidores no Facebook, você pode criar alguma ação que obrigue os participantes a preencherem um cadastro com e-mail. Por exemplo, o envio de um brinde para quem cadastrar o endereço.

A marca de cosméticos L’occitane fez uma ação desse tipo em sua página brasileira. Os fãs que fornecessem o seu e-mail, em determinado período estipulado, receberiam uma miniatura de creme para mãos em casa.

Após conquistar esses contatos, introduza-os em sua lista de e-mail marketing. Não se esqueça que antes de começar os disparos, é recomendável mandar um primeiro e-mail perguntando se o cliente gostaria de continuar recebendo novidades e promoções.

Valorize e dê crédito

Essa também pode ser uma boa opção para agradar os fãs mais ativos na sua rede social. Monitore os que mais comentam, curtem e compartilham os seus conteúdos e os presenteie com algum desconto.

Lembre-se de fazer isso de modo que não pareça ser um concurso, e sim, um presente da loja aos fãs mais ativos. Assim, o internauta participativo, que talvez nunca tenha comprado em sua loja, irá ser atraído pelo desconto oferecido e as chances dele realizar uma compra aumentam.

Venda através do próprio Facebook

Uma última estratégia que ainda causa certa desconfiança nos internautas brasileiros, mas cresce cada vez mais lá fora, é criar uma página de vendas dentro do próprio Facebook.

O social-commerce, prática de vender produtos pelas mídias sociais,  deve movimentar 30 bilhões de dólares até 2015 no mundo, de acordo com pesquisa da consultoria Booz & Company.

Sua loja virtual também pode tirar proveito dessa fatia. Para vender pelo Facebook, é preciso de uma ferramenta de vendas. As duas opções mais comuns são a LikeStore e o Facílime. Essa última é, inclusive, integrada com o sistema PagSeguro UOL, garantindo segurança na realização e recebimento de pagamentos.

Após escolher seu plano e instalar a plataforma, você cadastra seus produtos e começa a vender. Você não precisa, e dependendo do seu plano nem pode, cadastrar todos os produtos de sua loja virtual. Escolha os que mais agradam os seus fãs na rede social, assim, as chances de venda aumentam.

A transação toda irá ocorrer no ambiente da rede social, sem a necessidade de redirecionamento do cliente para a loja virtual. Diretamente na aba do aplicativo, o consumidor, escolhe, seleciona e finaliza a compra.

Não se esqueça de convidar os fãs a conhecerem o espaço. Coloque indicações na descrição, sempre que possível cite a opção nos posts e destaque a aba na sua fanpage.



E então, bora transformar essa multidão de fãs em compradores reais? Boa sorte!


Unknown

Some say he’s half man half fish, others say he’s more of a seventy/thirty split. Either way he’s a fishy bastard.

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